terça-feira, 21 de maio de 2013

Bonequinhas Japonesas - Kokeshis






Oi gente!

Hoje o assunto, mais uma vez, é sobre decoração. Já disse antes que eu adoro o estilo de decoração japonês. 
Agora, vou falar para vocês de um acessório de decoração que eu adoro que são as bonequinhas kokeshis. Vocês já ouviram falar? São aquelas bonequinhas japonesas, de madeira, coloridas e super delicadas!
Eu acho lindo e vou contar para vocês o significado e mostrar algumas fotos.
Fica lindo na decoração da casa e você pode colocar na sala, quarto, etc.
E cada cor tem um significado. Tem também de diversos tamanhos, pequeninha, média e grande. As minhas são médias.

Então, vamos saber mais sobre as Kokeshis:

Kokeshi em japonês  são bonecas japonesas, originárias do norte do país. Elas são manufaturadas em madeira, possuíndo um tronco simples e uma grande cabeça, pintadas com finas linhas para delinear o rosto. Seu corpo tem desenhos florais, pintados sobre fundo vermelho, preto, e algumas vezes amarelo, envernizadas por uma camada de cera. Uma marcante característica das Kokeshi é a ausência de braços e pernas.
As Kokeshis foram produzidas inicialmente pelos Kiji-shi (artesãos da madeira), em Shinchi, em Tagata (Miyagi), de onde a técnica se espalhou para outras áreas das estâncias termais da região de Tohoku. Diz-se que estas bonecas foram feitas originalmente em meados do período Edo (entre 1600-1868) para serem vendidas como souvenires aos visitantes das fontes termais do nordeste do Japão.
Consideradas um dos objetos decorativos
mais populares do artesanato japonês, as lindas kokeshis estão cada vez
mais conquistando e encantando as pessoas. São totalmente artesanais,
confeccionadas, geralmente, em cerejeira.
O significado mais atual das Kokeshis  é que elas trazem sorte, felicidade e longevidade.
As
Kokeshis são divididas em dois grupos: tradicionais (chamadas de
"Dento")  que seguem padrões definidos de cada área do Japão.
São elas: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro.

Algumas fotos:








Eu sou louca pela cultura japonesa, e infelismente na minha cidade não vende essas bonequinhas, mas um dia ainda vou ter uma coleção,e vocês? tem, gostam ou gostariam de ter bonequinhas kokeshis? 
Beijo, e até o próximo post! :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai comentar? hm, espero que seja coisa boa.. KKKKKKKKK
Siga algumas regrinhas.
- Não xingue,ou faça calunias nem use meu nome ou o nome do Blog!r
- Pegou algo da minha autoria? Credite.
- Twitter : @RaahNuto

Espero que comentem legal, viu? Hahahahah, beijo! ;)